Definir adequadamente o sistema de iluminação para cada cômodo requer muito estudo, principalmente a avaliação das necessidades e gostos daqueles que devem conviver ou trabalhar no ambiente. As normas de luminotécnica devem ser consideradas, os tipos de lâmpadas, cor, eficiência, luminosidade e posição.
Pensando no seu conforto visual e bem-estar a Solver Brasil destaca algumas dicas para que sua escolha pessoal seja satisfatória em cada cômodo:
• Sala de Estar – espaço aconchegante e intimista onde você vai receber outras pessoas, o projeto de iluminação deve contemplar luzes indiretas com pequena suavidade e regulagem de intensidade. Focos de luz embutidos refletidos no teto ou paredes e luminárias, criando inúmeros efeitos, utilize com criatividade lâmpadas quentes da tecnologia LED.
A Sala de TV também deve seguir a mesma orientação com menos intensidade e CONFORTO VISUAL.
• Sala de Jantar - costuma ser integrada a outros ambientes, a iluminação deve ser suave, com apoio mais forte e foco na mesa destinada às refeições. Você pode optar por lustres ou pendentes com luz dimerizada para regular a intensidade conforme o evento.
A Linha Smart LED da Solver é prática, útil, fácil de manusear, eficiente e sofisticada.
Luminárias de Mesa são elegantes, discretas, funcionais e potentes com tecnologia Touch e tripla alimentação; cabo USB, fonte ou pilhas.
Luminárias LED 3x1 com sensor de presença, luz de emergência e lanterna é prática e de fácil manuseio.
Luzes Noturnas – Suaves e discretas para o quarto das crianças com modelo e desenho de animais em várias cores.
Em 2021 nossa casa será prioridade, mais acolhedora, confortável e segura.
• Cozinha e Lavanderia - Na cozinha a iluminação deve ser de média a forte para ressaltar as cores, condições e preparo de cada alimento. Especialistas indicam o uso de lâmpadas frias com spots direcionáveis em LED do tipo bancada.
A lavanderia precisa de uma iluminação forte e eficaz, dependendo do espaço podemos utilizar um único ponto de iluminação central. Em alguns casos a lavanderia é um segmento da cozinha, então é necessária a avaliação para que uma iluminação não interfira na outra.
• Quartos – Opte por vários pontos de iluminação suave e indireta que tragam aconchego e tranquilidade e foco direto mais forte para o guarda roupa ou closet. Utilize a tecnologia LED com inúmeras soluções decorativas e criativas. Procure fugir da solução tradicional de luz central no teto.
• Banheiro – Utilize uma luz bem fraca com sensor nos acessos ao banheiro. No banheiro a luz deve ser branca e intensa, com focos em espelhos e bancadas para visualização de detalhes. É um ambiente de higiene, portanto podemos criar focos decorativos de luz para o banho e luminárias direcionáveis para auxiliar na maquiagem ou barbear.
Lembre-se o projeto luminotécnico merece atenção, profissionais habilitados e equipamentos de qualidade.
A Solver Brasil apresenta a tabela NBR básica (veja em outro post) para calcular a intensidade de luz em cada cômodo da casa.
Segundo tabela NBR 5413, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral,multiplique pela área. Então em uma sala de jantar de 5x4 metros, com 20 m², serão necessários de 2000 a 4000 lúmens.