O conforto visual está intimamente ligado à iluminação irradiada ou refletida nas superfícies, ressaltando detalhes, formas, texturas e cores definindo claramente os objetos e ambientes que vamos interagir. O nosso bem-estar físico e mental depende e reage de acordo com o conforto visual encontrado nas áreas urbanas ou ambientes.
Quando a iluminação pública é fraca, turva ou obscura causa imediatamente sensação de desconforto e insegurança.
Nos ambientes internos essa relação é idêntica, entende-se como Conforto Visual o conjunto de qualidades agradáveis que compõem o local de trabalho ou de convivência. Entre as qualidades principais estão o estudo luminotécnico, tipos e intensidade de luz, é assunto tão importante que possui legislação especifica, por meio de normas de ergonomia, estabelecendo que os locais de trabalho devem garantir uma iluminação adequada às atividades.
A iluminação deve ser uniforme e difusa, obedecendo os níveis de luminescência estabelecidos para cada ambiente interno de trabalho ou residência, evitando ofuscamentos, reflexos, sombras e contrastes.
A Solver Brasil, consciente do seu compromisso comercial está antenada com as novas tendências tecnológicas, mas também com as novas responsabilidades sociais de saúde pública e bem-estar de seus parceiros, colaboradores e consumidores, assim este post é um alerta para todos (consumidores e profissionais) que negligenciam um detalhe fundamental para a saúde, bem-estar, segurança e conforto visual: A ILUMINAÇÃO CORRETA.
• IRRITAÇÃO NOS OLHOS E CANSAÇO VISUAL
O primeiro sintoma devido à má iluminação atinge os olhos, irritação, ardor, vermelhidão, lacrimejamento e fadiga visual. O esforço excessivo da visão e a sobrecarga nos olhos causam desconforto e dor de cabeça.
• SEGURANÇA
A má iluminação e equipamentos inadequados no ambiente de trabalho são uma combinação extremamente perigosa para a qualidade final da produção e integridade física do profissional.
• DISTÚRBIOS EMOCIONAIS
Os riscos atingem também a saúde emocional. Segundo especialistas da área de saúde, ocorre porque a luz está relacionada com a produção de melatonina (hormônio do sono). A iluminação fraca causa sonolência, cansaço, apatia e depressão.
• PROBLEMAS DE PELE
Os riscos para quem trabalha debaixo do sol são amplamente conhecidos e divulgados, a má iluminação interna também é nociva à pele. Isso ocorre em ambientes com lâmpadas fluorescentes ou longas jornadas no computador. O envelhecimento precoce, manchas cutâneas e irritações dermatológicas são o resultado do uso prolongado desse tipo de iluminação.
A tecnologia LED, não emite radiação, trazendo menos riscos.
A Solver Brasil tem o compromisso social de saúde-pública de orientar sobre as qualidades e aplicações da iluminação profissional. Nós queremos e desejamos que você tenha bem-estar e conforto visual em sua casa e trabalho para uma vida produtiva e feliz.
Deixe seu comentário ou relate algum acontecimento ligado à saúde e iluminação, teremos prazer em compartilhar e fornecer orientações.